quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Definição de Cartaz

Cartaz (também chamado posters) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de carácter político ou artístico. Os problemas estruturais e formais são resolvidos pelo projecto de design gráfico.

O poster também pode ter um significado diferente de cartaz, no sentido de que a palavra, no Brasil é usada quando nos referimos a peças mais "artísticas" ou de decoração de ambientes (como pôsteres de bandas, artistas, carros). O cartaz é mais específico para designar o meio de comunicação criado a partir das folhas colocadas em espaços públicos, visando Propaganda (como um cartaz de um político), Publicidade (como um cartaz de uma festa) ou simplesmente a comunicação.

Resumidamente, o poster tem valor estético e o cartaz valor funcional, pela informação que quer transmitir. Um cartaz que é pego da rua e colado no quarto de um adolescente, deixa se ser cartaz e pode ser considerado poster, pois sua função principal, naquele quarto, não é mais informar sobre determinado assunto, mas decorar o ambiente.


Raízes

O cartaz tem suas raízes no renascimento. "O primeiro cartaz conhecido é de Saint-Flour, de 1454, feito em manuscrito, sem imagens" (CESAR, 2001). Mas é a partir do uso da técnica da litografia, na segunda metade do século XIX, que o cartaz passa a ter uma estrutura reconhecível como peça de publicidade. Jules Chéret e Alphonse Mucha, na França, ou J. H. Bufford e Louis Prang, nos Estados Unidos, foram grandes designers gráficos que se dedicaram especialmente aos cartazes e tiveram um papel importante no seu desenvolvimento. Nessa época artistas plásticos de renome se dedicaram ao cartaz, como Toulouse-Lautrec entre outros.

2 comentários:

  1. Carlos... bela pesquisa, parabéns...
    Mas, não há bela sem senão... devia ter alterado/traduzido o discurso de brasileiro para português...afinal ainda reconhecemos as nossas "raízes"!

    ResponderExcluir